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Graduada em Educação Física-Licenciatura Plena/UFES. Especialista em Docência do Ensino Superior/UFC. Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias/ UNESP - Rio Claro/SP. Doutoranda em Educação/UFC.
(...) não morro sem ver a Capoeira reconhecida como Educação Física, e das boas. [...] Que linda a educação que encanta, jogada, dançada, cantada. João Batista Freire (SILVA; HEINE, 2008, p.16).

sábado, 25 de junho de 2011

Temas Transversais


Todo cidadão tem assegurado e explicitado em lei seus direitos civis, políticos e sociais, e assim o Estado brasileiro tem por objetivo construir uma sociedade justa, livre e solidária; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, além de promover o bem de todos, sem preconceitos (BRASIL, 1998).
Para os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), a escola fundamentada na orientação, análise, julgamento e críticas às ações pessoais, coletivas e políticas, pode auxiliar na busca pela democracia, orientando os alunos sobre seus direitos e deveres, e como defendê-los e exercitá-los. Deste modo inclui-se no ensino questões sociais que irão ser refletidas, passíveis de conhecimento, que permearão todo o currículo escolar, com uma configuração pedagógica, contextualizados de acordo com cada região. Para efeitos didáticos nomeou-se de Temas Transversais, sendo eles:
- Ética;
- Meio Ambiente;
- Pluralidade Cultural;
- Saúde;
- Orientação Sexual; e 

- Trabalho e Consumo (BRASIL, 1998).

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