Quem sou eu

Minha foto
Graduada em Educação Física-Licenciatura Plena/UFES. Especialista em Docência do Ensino Superior/UFC. Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias/ UNESP - Rio Claro/SP. Doutoranda em Educação/UFC.
(...) não morro sem ver a Capoeira reconhecida como Educação Física, e das boas. [...] Que linda a educação que encanta, jogada, dançada, cantada. João Batista Freire (SILVA; HEINE, 2008, p.16).

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Referências

ABREU, Frederico José de. Capoeiras Bahia, Século XIX. Imaginário e documentação. Salvador: Instituto Jair Moura, 2005. 170 p.
ALMEIDA, Raimundo Cesar Alves de. A saga de mestre Bimba. Salvador: Ginga Associação de Capoeira, 2002. 201 p.
BRANDÃO, M. L. Manual para publicação científica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3º e 4º ciclos. Brasília, 1998. v.7b.
BORBA, Marcelo; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos; ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. Educação a Distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
CAMPOS, Hélio. Capoeira na universidade: uma trajetória de resistência. Salvador: SCT/ EDUFBA, 2001. 184p.
DARIDO, Suraya Cristina et al. Educação Física e Temas Transversais: possibilidades de aplicação. São Paulo: Mackenzie, 2006.
DARIDO, Suraya Cristina et al. Livro Didático na Educação Física Escolar: considerações iniciais. Motriz, v. 16, n. 2, p. 450-457, 2010.
DEMO, Pedro. Aprendizagens e Novas Tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, vol. 1, n.1, p. 53-75, ago. 2009.
FALCÃO, José Luiz Cirqueira. O Jogo da Capoeira em Jogo e a Construção da Práxis Capoeirana. 2004. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
FALCÃO, José Luiz Cirqueira; SILVA, Bruno Emmanuel Santana da; ACORDI, Leandro de Oliveira. Capoeira e os passos da vida. In: DAMIANI, Iara Regina; SILVA, Ana Márcia (Orgs). Práticas Corporais. Florianópolis: Nauemblu Ciência & Arte, 2005. p. 17-45.
FORQUIN, J. C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. 141 p.
______. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus, 2003. 157 p.
HUI-MIN LAI; CHIN-PIN CHEN. Factors influencing secondary school teachers’ adoption of teaching blogs. Computers & Education, v. 56, n. 4, p 948-960, maio 2011
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Integração das mídias nos espaços de aprendizagem. Em Aberto, Brasília, v. 21, n. 79, p. 17-44, 2008.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 3. ed. Campinas: Papirus, 2000.
OLIVEIRA, José P. de, E.; LEAL, Luiz Augusto Pinheiro. Capoeira, Identidade e Gênero. Ensaios sobre a história social da Capoeira no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009. 200 p.
PESCUMA, D.; CASTILHO, A. P. F. Projeto de Pesquisa: o que é? Como fazer? São Paulo: Olho D’água, 2010.  
SILVA, Gladson de Oliveira; HEINE, Vinícius. Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania. São Paulo: Phorte, 2008.
SOUZA, M. S. L. Orientações para apresentação e redação de projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos. São Paulo: Coopmed, 2011.
VIEIRA, Luiz Renato. O Jogo da Capoeira: Corpo e Cultura Popular no Brasil. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário